Redução de risco operacional, baixo custo e identificação precisa de patologias em edificações são vantagens, garante a VOOSOLO.

A VOOSOLO é uma empresa de engenharia que utiliza a combinação de drones e inteligência artificial para atender aos segmentos de infraestrutura e inspeção civil, o que inclui edifícios residenciais e comerciais. “Nosso objetivo é proporcionar qualidade e performance aos projetos de engenharia com estudos e relatórios técnicos interativos”, garante o engenheiro Carlos Alberto Wendling Junior, diretor da empresa. A equipe técnica utiliza a aerofotogrametria aliada à inteligência artificial para automatizar os processos de inspeção em engenharia, garantir maior produtividade e assertividade na geração dos produtos, além de proporcionar soluções compatíveis com projetos em plataformas BIM (Building Information Modeling). Saiba mais na entrevista para a Acresce.

Quais os principais benefícios da filmagem via drones de coberturas de edifícios?

Redução de risco operacional com mão de obra em altura, produtividade na elaboração de relatórios, baixo custo operacional e possibilidade de modelagem 3D de edifícios para utilização em projeto de as built ou retrofit. 

As imagens obtidas pelos síndicos podem alertá-los sobre problemas nas coberturas e fachadas?

Sim, as imagens em alta resolução permitem identificar telhas fora do lugar, telhas quebradas, concreto fissurado, acúmulo e infiltração de água, drenagem obstruída, ausência de vedação, rufos danificados, corrosão, entre outros problemas.

Há um software de apoio para detalhamento de irregularidades?

Após a operação de voo com o drone, processamos as imagens em um software de inteligência artificial para detecção das anomalias e patologias de forma automática. Após essa etapa, nossos engenheiros avaliam o resultado gerado pelo software com intuito de validar as informações. Com isso, geramos os relatórios técnicos e entregamos ao cliente um login de acesso a uma plataforma de gestão com todos os dados do levantamento. Em alguns casos, utilizamos outro software para modelagem 3D do edifício, quando solicitado.

A contratação costuma ser direta por parte dos síndicos ou está vinculada a empresas de engenharia?

Essa contratação pode partir do síndico, administradores de condomínio, construtoras, empresas de reformas de fachadas, seguradoras.

A empresa é homologada? Tem as certificações necessárias?

Nossos equipamentos são homologados pela ANATEL e ANAC e nossos pilotos são cadastrados no DECEA. Os equipamentos também possuem seguro RETA, que cobre eventuais danos a terceiros. Fazemos parte da ABD – Associação Brasileira de Drones e também do Instituto de Engenharia de São Paulo.

https://voosolo.eng.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *