Fonte: Portal Nacional de Seguros. Dia 27 de agosto de 2018. Link

Medidas judiciais, lobby junto ao Poder Público, negociação coletiva de categorias profissionais e parcerias com fornecedores são algumas das alternativas da ACRESCE na busca pela redução das taxas condominiais

A área imobiliária, mais especificamente no que diz respeito aos condomínios, possui muitos entraves e problemas inerentes às despesas (cotas condominiais), impostos indevidos e valores majorados que, nem sempre, são apurados pelos responsáveis.
Pensando em resolver esses problemas e trazer outros benefícios e comodidades para os síndicos, condôminos e também para as administradoras, surgiu neste ano de 2018 a ACRESCE (Associação dos Condomínios Residenciais e Comerciais de São Paulo) com a proposta de reduzir os custos das taxas condominiais e carga tributária incidentes e cobrados dos proprietários de apartamentos residenciais e conjuntos comerciais.
Segundo o presidente da ACRESCE, Adonilson Franco, os síndicos desses condomínios tentam ao máximo reduzir as despesas mensais promovendo desde a contratação de empresas terceirizadas, até gestão sobre a economia de água, energia e contenção de compra de produtos. No entanto, nem sempre se consegue o resultado esperado, ou a economia acaba sendo mínima a ponto de não refletir na diminuição da taxa condominial.
Por isso, a ACRESCE foi constituída com o propósito de perseguir a redução das despesas condominiais através de várias providências, dentre elas, medidas judiciais de interesse dos condomínios, lobby junto ao Poder Público visando o mesmo fim, negociação coletiva de categorias profissionais afins também com o mesmo objetivo de economia, parcerias com fornecedores objetivando descontos para os condomínios, revisão e adequado enquadramento das taxas anuais de IPTU, etc.
Além de atuar na redução das taxas de condomínios, a ACRESCE também oferece aos seus associados a possibilidade de contrataçãode serviços especializados através do “Selo de Qualidade”, por meio do qual o condomínio associado tem a garantia de contratar uma empresa idônea e com preço diferenciado. “Para garantir esse selo a ACRESCE busca provas documentais de serviços executados anteriormente, bem como analisa se a empresa fornecedora não possui qualquer tipo de reclamação ou até mesmo pendência judicial, além, é claro, de a empresa se comprometer a realizar o serviço a preços e condições melhores para os nossos associados”, afirma Franco.
Por fim, a associação disponibiliza em seu site e redes sociais informações, notícias, decisões e dicas úteis que envolvem o mercado condominial e que muitas vezes passam despercebidos pelos condomínios e administradoras.
Assim, a ACRESCE vem somar esforços a tudo o que já existe direcionado para condomínios, como sindicatos e associações, porém, com um objetivo diferencial enorme: redução das despesas condominiais. “Isto após termos observado um descompasso gigantesco entre a queda expressiva do valor dos imóveis e o contínuo e inclemente aumento das despesas condominiais, mesmo em períodos sucessivos de aumentos salariais pífios. Algo de errado que precisa ser atacado firmemente com nossa atuação no meio. Por isso a ACRESCE foi constituída”, finaliza Franco.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>